VII Conferência Municipal de Saúde de Medeiros Neto é marcada por defesa do SUS e da democracia
Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento”, aconteceu, na última quarta-feira (17), a VII Conferência Municipal de Saúde de Medeiros Neto.
O evento, que é realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Saúde de Medeiros Neto, aconteceu no auditório da Associação Dom Hélder Câmara, e reuniu moradores (usuários do SUS), trabalhadores da saúde e gestores públicos, que debateram e sugeriram propostas para melhorar o SUS o município.
O início foi marcado pela participação do grupo musical da Secretaria de Educação e Cultura, regido pelo Maestro Eudes Brito, e uma oração feita pelo pastor Jefferson Pacheco, da igreja Metodista Wesleyana.
Na palestra magna, o Secretário da Saúde de Teixeira de Freitas, Dr. Fabiano Marily, chamou atenção para temas como financiamento, gestão, recursos humanos e controle social do SUS. “50% da população depende exclusivamente do atendimento do SUS, por esta causa ele é viável e indispensável”, afirmou.
Palestraram ainda o assistente social e advogado, Dr. Breno Aguiar, a diretora da policlínica regional de Teixeira de Freitas, enfermeira Lisandra Amin e apoiador institucional dos Municípios da região do Extremo Sul, senhor Marcos Almeida, que reafirmaram a importância do fortalecimento e ampliação dos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS.
Em entrevista, a Prefeita Jádina Paiva, o Secretário de Saúde, Dr. Alex Serapião e os palestrantes do evento deram entrevista falando sobre a VII Conferência; assista:
Hildo Brito, presidente da Câmara de Vereadores, ressaltou a importância do trabalho dos profissionais da saúde: "Vocês são gigantes na profissão que exercem. Todos aqui sabemos que fazer saúde não é fácil; que enfrentamos muitas dificuldades. Por vezes a nossa saúde é criticada, mas tenho certeza que o papel de vocês está sendo observado e muito bem avaliado. Cada profissional de saúde deste município está de parabéns".
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wanderson Moreira, falou da falta de recursos federais e estaduais para investimento na saúde, mas que o resultado da Conferência será notado no futuro: “Sabemos que os recursos disponíveis para a saúde são insuficientes, mas a Conferencia é o lugar onde podemos discutir propostas que vão, a médio e longo prazo, trazer melhores resultados para nós, para nossos filhos, para nossos netos”.
Comentários
Postar um comentário